Wednesday, October 26, 2005




Algumas pérolas no Jornalismo...
Hoje, publico aqui algumas gafes encontradas no meio jornalístico, meio este que sempre passa uma imagem de muita seriedade, e tem mesmo! mas aí meu filho, quando cai o tombo é maior, bem maior, tudo por falta de atenção ou quando tenta-se dar um ar mais culto às letras e no fim acabam confundindo tudo, é o que você vai ver a seguir. As fontes são Observatório da Imprensa, Xingatório da Imprensa e a comunidade Pérolas do Jornalismo do orkut, enjoy!

Sobre o referendo da proibição da venda de armas no Brasil, o jornal New York Times reforçou a tese que os americanos ainda acreditam que a capital brasileira é Buenos Aires..., aja ingnorância!
"BUENOS AIRES, Oct. 23 - In a national referendum on gun control, voters in Brazil appear to have overwhelmingly rejected a sweeping permanent prohibition on the sale of arms and ammunition."

Depois dessa gafe publicada em um dos jornais mais influentes do mundo, veja algumas pérolas publicadas na imprensa tupiniquim>

Ainda sobre o referendo, o jornalismo honesto preza pela imparcialidade da notícia para que assim, o leitor tire suas próprias conclusões, veja a capa da Veja :
"Referendo das armas: 7 razões para votar não". Depois dessa...
A Veja contra, a Globo a favor (??)

Esse faltou na aula de anatomia:
Do caderno Ilustrada, da Folha 2005: "Uma mulher de 20 anos teve de ser levada a um hospital após ter quebrado os ossos do tornozelo do pulso durante um show dos Rolling Stones em Boston (EUA), no último domingo".

Esperença na cova:
"A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cada ano." - Jornal do Brasil

Uma nova vertente da música eletrônica:
"Lugares onde tocam música técnico"- Willian W.-Joranl da Globo

Confusão geométrica:
"O acidente foi no triste e célebre Retângulo das Bermudas." - EXTRA

Confusão matemática:
"Os sete artistas compõem um trio de talento."-EXTRA

Morto-Vivo:
"Prefeito de interior vai dormir bem, e acorda morto."

Criatividade no jornalismo esportivo:
"Atlético-PR encara resgate a jato por feito"-Folha de São Paulo

Ao vivo:
"a onça recebe tratamento desumano", e tentou consertar: "desanimal"...


**A MELHOR PÉROLA**
Jornal do ES manda leitor Se Fuder!! (veja as fotos lá em cima)
Uma mensagem subliminar? Uma gafe? Ou os jornalistas querem que o leitor...**##%*
O impresso A Gazeta publicou o caderno de cultura (Caderno 2) em 10 de setembro de 2005 reportagem sobre exilado político da China que escreveu um livro e no meio da reportagem, colocou alguns caracteres chineses que, girados em 90º te mandavam a seguinte mensagem: "Vá Se Fuder!"
A explicação do jornal foi que sobrou espaço na diagramação então eles procuraram na Internet alguma imagem para preencher, acharam essas letras bonitas e publicaram, e vejam só no que deu, essa foi a melhor!!