Monday, May 21, 2007

Trentemøller
Eu nunca escrevi sobre nenhum cd aqui, então que este seje o primeiro. O dinamarquês Andreas Trentemøller conseguiu com seu "debut album" no selo Pockerflat se lançar como um dos melhores produtores deste século, como? Antes disso ele já estava se destacando com seus eps de tracks voltadas para a pista como 'Beta Boy', 'Polar Shift' e 'Sunstroke', (minimal techno, electro) e suas mixagens muito bem sucedidas de Yoshimoto ('Du what U do on', OM, 2004), Röyksopp ('What else is there', 2005), Pet Shop Boys ('Sodom', Parlophone, 2006) e Moby ('Go'), trabalhos que renderam a ele reconhecimento nas principais revistas do ramo onde foi tido como produtor revelação ou "best newcomer".
E quem, em outubro do ano passado, lançamento de "The Last Resort", esperou um cd para agitar o "dance floor" se enganou, o que se viu foi um som mais introspectivo que muitos consideraram quase como uma trilha de um filme, um ambiente suave com suas famosas melodias "crocantes", um disco de minimal (eletrônico) com adição de elementos orgânicos (guitarra, bateria, scratchs) e o vocal da cantora Ane Trolle na belíssima 'Moan', nas palavras do próprio Trentemøller: "The Last resort was a very personal album. It reflects my life, my thoughts, my needs, my insecurities, my longings, and it was a challenge, to express this feelings and moods without words, only with music.", é por isso que a versão de 'Moan' com vocal está no cd bônus.
Está no Youtube dois vídeos de 'Moan', o primeiro com uma homenagem a cachorra Laica que foi lançada ao espaço pelos russos e uma apresentação ao vivo (live) num auditório de um teatro, ambiente que não lembra em nada pessoas bêbadas, fumaça de cigarro e raios de luz laser.

Até a próxima...
TeTé