Thursday, January 03, 2008

Adentrando a fábrica de Andy Warhol...

A "Warhol Factory" se transformou nos anos 60 no reduto de poetas, escritores, pintores, fotógrafos, músicos, cineastas, boêmios e artistas em geral, ela estava localizada em New York City e era "comandada" por Andy Warhol em seu período mais criativo e produtivo, foi lá onde nasceu o movimento da pop-art. Enquanto São Francisco vivia o auge do hippie, NY estava mais para o lado rock n roll a la Velvet Underground, Bob Dylan, Rolling Stones...
Através do filme "Factory Girl" que em português levou o título de "Garota Irresistível", você pode fazer uma viagem nestes tempos através da história de Edie Sedgwick (Sienna Miller), ex-estudante de artes que chega em NY nos anos 60 e conhece Andy Warhol(Guy Pearce) que vê nela sua musa, os altos e baixos desta história você confere no filme, considerado um dos mais polêmicos nos EUA no ano de 2007, talvez pela forma nua que retratou todo aquele movimento inclusive trazendo relatos de pessoas que sobreviveram a toda aquela loucura, e um do próprio Andy que me fez ter uma opinião pouco positiva à seu respeito.

Outro filme que vou recomendar aqui, que de certo modo segue a mesma temática, é o boníssimo "Ellie Parker", que traz Naomi Watts no papel principal, uma atriz perturbada em busca de trabalhos em Los Angeles, a forma com que o filme foi filmado dá um toque de realidade interessante, o roteiro é maluco e os personagens quase sempre decadentes, pode causar estranheza a alguns, coincidência ou não, a mesma Naomi Watts também fez o papel de uma atriz iniciante em "Mulholland Drive", esse que se explica em duas palavras: David Lynch.

Filmes que trazem biografias de artistas em geral, embora quase sempre trágicas, são muito bem-vindos. Acima uma foto real da "Warhol Factory", uma visita de Bob Dylan, uma pequena observação, o fotógrafo David Lachapelle, no começo de sua carreira apresentou seu portifólio a Andy que adorou e lhe de um emprego na revista "Interview", o começo de uma brilhante carreira.