Friday, February 15, 2008

Teté entrevista: Lucas Penido

E aí pessoal bacana, nosso ilustre entrevistado de hoje é meu amigo Lucas Penido, já falei dele aqui, lembram ? Para os que não leram o Lucas, dentre muitas outras coisas que você vai descobrir é autor do boníssimo The Hype BR, um cara de fé!

Teté-Nascido em Minas Gerais como Lucas Penido foi parar em NYC ?
Lucas: Meus pais sempre tiveram uma ligação muito forte com os EUA pois trabalhavam para uma editora com base aqui.. ai uma coisa foi levando a outra e depois de algumas idas e vindas, decidiram mudar pra cá. Quando viemos de vez...eu tinha 12 anos.

Teté -Com que você trabalha ?
Lucas: Tenho uma compania chamada Soho Fashion & Entertainment prod; essa compania assim como o nome já diz, abrange duas áreas. Uma é a representação de marcas (de roupas). A outra é a produção de eventos e prestação de serviços para promotores de shows...como preparação de contrato, papelada, etc...

Teté -Falando do The Hype Br, onde você encontra motivação para publicar tantos posts diariamente? Considera-se consumista? Já pensou em se aventurar no estilismo?
Lucas: A motivação vem do amor pelo que faço. Deus me abençoou ao me dar a oportunidade de trabalhar com o que amo. Amo música, amo estilo e tal..o The Hype Br foi algo que comecei sem pretensão nenhuma! Nunca pensei...vou fazer um blog que a galera vai “pirar”, vai sair na coluna tal, etc... simplesmente vi que não tinha nada em português a respeito e me coloquei no lugar das pessoas que principalmente moram no Brasil (também temos uma galera de Portugal que acessa muito o blog) e queriam ler e saber sobre os últimos lançamentos na área de urban e streetwear exclusivo, Sneakers, toy art etc...daí a motivação! O amor pelo que faço! Acho que sim...sou consumista. Conheço pouquíssimas pessoas que não são. As vezes não consomem roupa mas gastam uma nota equipando um carro, ou comendo em ótimos restaurantes, viajando, por aí vai...agora tenho consciência do que compro...não saio comprando impulsivamente. Agora se curto um tênis por exemplo, vou lá e compro...o problema é que curto vários tênis! hahaha
Estilismo! Hahaha..já pensei sim. Na área que acho que conheço...que é o mercado de urban wear exclusivo...falando nisso, tenho alguns projetos já “meio” que encaminhados; nunca falei nada publicamente à respeito...você é a primeira pessoa que vai publicar isso!


Teté -Você também escreve "Luke Believes" com passagens bíblicas e textos de devoção e fé todos em inglês, os leitores do The Hype em geral são, digamos, um pouco menos ortodoxos, para quem você escreve ? De onde vem tanta devoção?
Lucas: Não gosto de religião...acho que religião só atrapalha. Agora amo Jesus e o tenho como meu Senhor e Salvador, sou dele...e ele é de quem o ama!. O Luke believes é uma forma de falar sobre essa parte da minha vida e esse blog está aberto pra quem quiser visitar, não escrevi com focando um especifico grupo.

Teté -Dando um “Google” em Lucas Penido para essa entrevista, tive uma surpresa, um site com músicas suas onde inclusive você canta, conte-nos um pouco mais sobre essa experiência:
Lucas: (Gargalhada)...vocês não são fáceis (no bom sentido)!!!! Cara, como te disse...música é uma de minhas grandes paixões. Aquele disco eu gravei sozinho...toquei tudo, violão, piano, programei as batidas...fiz tudo...por isso se estiver bom ou ruim...a culpa é minha!!!Rs..
Fiz esse disco como mais um canal para expressar a criatividade e como um “anti stress” pro meu cotidiano tão corrido! Eu tinha um homestudio; chevaga e ficava ali, tocando e produzindo...na verdade, eu nem sei quem adicionou ele a internet mas me orgulho do trabalho que fiz...que nem título tem!

Teté -Uma frase que está bastante em voga esses tempos na mídia (impressa e digital) é “don't believe the hype”, que gera discussões principalmente nos mundos da moda e da música, o que você diz sobre isso?
Lucas: Eu concordo. Acho que apesar do título do blog...cada um faz a sua indentidade e cria o seu próprio hype. Essa frase veio a tona com a música do Public Enemy que por sinal é um dos grandes colaborades da Supreme...que ironicamente é uma das marcas consideradas mais “Hypes” do momento. O Flav Flav, um dos vocalistas do PE (que literalmente leva o título de “Hype man”) tem um dos programas de tv mais assistidos na tv a cabo...e super “hype”. Ou seja...o que eu acho que essa frase diz é...Absorva, mas crie o seu próprio estilo!

Teté -Nas suas fotos compartilhadas aparecem Egito, Paris, Tókio, conte-nos uma sabedoria adquirida por um viajante:
Lucas: Cara...levariam páginas pra tentar “resumir” o que aprendi nessas viajens. Acho que viajar é essencial e uma enorme forma de aprendizado... mesmo que seja dentro do país aonde você mora...principalmente o Brasil que é tão vasto em cultura! Acho que o que mais aprendi é que não sou isso ou aquilo...sou um ser humano, um cidadão do mundo e preciso de agir como tal. No mais...conheci inúmeras culturas, sons, comidas diferentes, costumes...e aí vai! O meu toque pra rapazeada é...Viaje!!! Saia do seu mundinho, da sua zona de conforto, veja que existem várias coisas acontecendo lá fora!

Teté -Com o blog amplamente divulgado, uma loja virtual, quais os planos para o futuro próximo de Lucas Penido?
Lucas: Para o futuro próximo...é sem dúvida melhorar mais o blog que esse ano vai virar website mas sem perder essa indentidade (de blog)...isso apenas nos dará uma plataforma maior. Iremos poder criar fórums de discussão, quero criar um guia com as melhores lojas de tênis, roupas, etc.. no mundo..pois sempre recebo emails de pessoas me perguntando “to indo pra tókio...aonde devo visitar?”...isso tudo dentro desse website. Tem também aquele lance das roupas, quem sabe criar algo nessa área..heheh..agora tem algumas outras coisas que vocês tem que ficar ligados...se não perde a graça!

Teté -O que você anda escutando nesses últimos dias?
Lucas: Ok...vou ver aqui os “top played” que sempre escuto e os “recentemente adicionados” no meu itunes...
Vamos lá: Klientss, Chromeo, Tim Maia, 7L & Esoteric, The Go! Team, Milton Nascimento (que pra quem não sabe...é o meu artista favorito...o meu arroz com feijão...tenho que escutar todo dia!), Ronnie Laws, Hot Chip (O novo disco está sensacional!), Alphabeat, Amy Winehouse, Kenna, Phoenix, Lil’Wayne, Ronnie Von, Cassiano, Prince, Justice, James Morrison, N.A.S.A, Lindstrom & Prins Thomas, N.E.R.D, Beto Guedes, Lô Borges, Jorge Ben, Diplomats, Bloc Party, Michael Jackson, Vhs or Beta, Fugu, Broken Social Scene, Stevie Wonder, Lupe Fiasco, Kate Bush, Mark Ronson, Of Montreal, Ron Sexsmith...e a lista segue...lembre-se..faço TUDO ouvindo música! A minha vida tem uma trilha sonora...

Teté -Espaço de livre expressão:
Lucas: Teté...primeiramente...obrigado. Sou assíduo do seu blog e te acho uma pessoa querida e muito inteligente! Quero agradecer a todos que estão lendo a entrevista, que acessam e que de alguma maneira promovem o The Hype BR! Do fundo do coração..obrigado e God Bless! (Ao som de “Gold in them Hills” Ron Sexmith)

Eu é quem agradeço, valeu Lucas ! Através desta entrevista pude conhecer melhor meu amigo mais style..! Num futuro não muito longínquo (hope!) ainda vamos produzir coisas juntos. E seguem os links...

http://www.thehypebr.blogspot.com/ (O famoso blog)

http://www.thehypebrshop.blogspot.com/ (A loja do famoso blog)

http://www.lukebelieves.blogspot.com/ (A Fé)

http://www.isound.com/lucas_penido/ (A cantoria)

Divirta-se! E volte sempre!
Teté